Toda força ao Suplemento Literário de MG!
Em setembro de 2020, o BDMG Cultural lançou o livro Literatura Mineira: trezentos anos; no final de novembro deste ano, o Suplemento Literário de MG apresentou o número especial Minas Gerais: 300 anos de literatura. Ambos foram organizados pelo professor Jacyntho Lins Brandão.
Nesses tempos difíceis que vivemos no Brasil, em que cultura e inteligência, por incrível que pareça, são atacadas diariamente por palavras e ações equivocadas de integrantes do atual governo federal, esses trabalhos literários chegam às nossas mãos como alentos à resistência e ao enfrentamento contra a destruição geral que vem sendo feita no país.
Parabéns ao professor Jacyntho Lins Brandão pela organização do livro e do Suplemento especial – que terá essa edição impressa, o que é surpreendente. Por que? Para quem não sabe, de janeiro de 2018 a outubro de 2020, governo Zema, o SLMG não teve nenhuma de suas edições impressas; e até mesmo as edições eletrônicas, em PDF, não estavam sendo feitas desde meados de 2019. Tudo indicava que o SLMG seria extinto. Se de fato isso viesse a ocorrer, teria sido um ato grotesco parido nas trevas.
Nesse sentido, os editores de Tantas-Folhas saúdam o retorno das valiosas edições impressas, esperando que a edição de novembro de 2020 seja a primeira de inúmeras outras, anos e anos a fio. Atentos ao movimento dos barcos, afirmamos nossa solidariedade à equipe do Suplemento Literário de MG. Criado em 1966 pelo escritor Murilo Rubião, nesses 54 anos de existência o SLMG tem cumprido papel importante ao ressaltar e preservar a rica herança literária de Minas Gerais. Por isso mesmo, merece permanecer vivo e atuante, com edições impressas e em PDF, de maneira a alcançar o maior número de pessoas, no Brasil e no mundo.