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Lançamentos

Dois lançamentos


Lançamentos
Instituto Casa Cleber Teixeira. Foto: Divulgação.

Nesses tempos turvos com tantas perdas de pessoas no mundo em tão pouco tempo fica difícil comentar e chamar atenção para lançamentos de livros de poesia, falar de projetos diferenciados de editoras novas e com modesta projeção no mercado editorial. É como se os livros fossem somente uma distração, quando sabemos que não são. Mas os livros resistem e eles podem continuar iluminando nossas mãos como livros para sempre.

Já correndo o risco de deixar diversas outras editoras mais “alternativas” e mesmo tantos outros livros de fora desta resenha, ficaremos apenas em duas editoras e dois “livros”. A primeira, de fato, é uma editora que já vem se consolidando com projetos e temas diversificados no seu catálogo. A outra não chega a ser uma editora propriamente dita, com seus procedimentos tradicionais. Diria que para além do artesanal, no melhor sentido dessa palavra, são seres raros tipografando livros da melhor qualidade, com tiragens limitadíssimas. E como se não bastasse passear os dedos sobre os tipos móveis impressos sobre papéis admiráveis, ainda nos tiram o sossego dos nossos bolsos.

Assim penso a edição impecável do Mallarmagem editado, impresso todo em tipografia pelas mãos de dois tipógrafos, o veterano Senhor Matias, com aquela barba à la Karl Marx, mostrando a árdua e prazerosa arte de tipografar. O outro é o designer Flávio Vignoli, um jovem maduro e desassossegado com seus diversos projetos metidos entre papéis e maquinários tipográficos.

O Mallarmagem (2020), reapresentado agora pela Tipografia do Zé, é um projeto que comemora os cinquenta anos da edição do primeiro Mallarmagem (1970) editado pelas mãos do tipógrafo-poeta Cleber Teixeira, com sua Editora Noa Noa, em Florianópolis. Editora que corajosamente publicou essencialmente poesia. Os livros da Noa Noa no geral sempre foram com projetos sem muitas experimentações gráficas, no entanto, marcaram um modo singular cuja simplicidade é a essência de quem soube combinar o clássico sem deixar de ser moderno.

Se pudesse definir o projeto de Cleber Teixeira, diria com suas próprias e belas palavras: “eu sinto, ao compor, o peso das palavras”. A nova edição, diferente em vários sentidos da primeira da Noa Noa, vem acompanhada de uma apresentação cuidadosa do poeta Júlio Castañon e de um belo texto/poema do poeta Augusto de Campos, em homenagem ao tipógrafo-poeta Cleber Teixeira. Além dessas, há outras surpresas como a forte impressão do poema “Brinde”, de Mallarmé. Quer razão maior para brindar essa nova edição? A tiragem é só de 250 exemplares.

Lançamentos
50 anos da edição de Mallarmargem (1970 – 2020) com textos de Augusto de Campos, Júlio Castañon Guimarães e Raquel Feferbaum; reprodução em serigrafia de xilogravura de Raquel Feferbaum; projeto gráfico de Flávio Vignoli, e colaboração na impressão de Ademir Matias. Tiragem de 250 exemplares numerados. Fonte/legenda: Editora Noa Noa.

O outro lançamento vale por muitas razões, e uma delas sem dúvida é o que o poeta Paulo Henriques Britto anotou com precisão na orelha ao dizer que “neste novo livro de Maria Lúcia Alvim é o efeito criado pelo choque entre a dicção, elevada e nobre como de hábito, e a presença de plantas, bichos e coisas da roça em geral”. E completa: “não se trata de pastoralismo: o mundo aqui evocado não é uma Arcádia imaginada, e sim o mundo do cotidiano da autora, que ela pela primeira vez coloca em posição de destaque”. Batendo pasto (2020), com esse título aparentemente deslocado para os dias atuais ou até mesmo para a época em que foi escrito (1982), traz uma questão primordial que é a discrepância entre mundo urbano e mundo rural, o quanto nos distanciamos da natureza em prol de um investimento sem escrúpulo para urbanizarmos em todos os sentidos. E nesse ano de 2020 rogamos por uma natureza já muito destruída. Nesse sentido, o livro de Maria Lúcia Alvim é atualíssimo e é necessário ser visitado como quem sabe olhar demoradamente para a natureza como para esse primor de poema: “O amor / do galo e da galinha / ele / bélico / ela / abúlica”. Além de tantos outros poemas de altíssima resolução formal.

Lançamentos
Editora Relicário. Imagem: divulgação.

Esse novo livro, editado pela Relicário, não deixa de ser um ótimo motivo para revisitar os outros cinco da poeta, reunidos com o título Vivenda (1959-1989) na importante coleção Claro Enigma. Tal coleção publicou nomes como Sebastião Uchoa Leite, Orides Fontela, Alcides Villaça, José Paulo Paes, Chico Alvim, Paulo Henriques Britto, Alberto Martins (que estreava com seu primeiro livro), entre outros poetas.   

Mas ainda vale ressaltar o cuidado da edição de Batendo pasto, em cuja capa há um delicado desenho com linhas muito finas onde se vê uma junção entre o humano, o animal e plantas como se ali houvesse uma harmonia buscada. Um outro detalhe se pode ver no cantinho do miolo do livro: pequenas linhas que parecem se encontrar à medida que vamos passando as páginas. De toda beleza gráfica não se pode deixar de olhar para a impressionante foto da poeta em preto e branco. Olhar para Maria Lúcia Alvim, autora que, mesmo de olhos fechados, parece nos dizer que aqui estou para vocês. As mãos sobre a face não escondem as linhas marcando a passagem do tempo da vida. Foto que lembra uma do poeta João Cabral que está também de olhos fechados.

Enfim, olhar para esses dois livros é dar a ver a quem com rigor imprime poesia de mãos abertas para nós, leitores. E aqui conclamo: podem começar a tirar o escorpião do bolso.

 

Mário Alex Rosa, autor do livro Casa, Impressões de Minas, 2020.

 


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Mario Alex Rosa

Nascido em São João del-Rei, reside em Belo Horizonte. Graduado em História pela UFOP, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP; professor universitário. É autor dos livros: Poemas Pitorescos, 2020, Galileu Edições; Casa, Impressões de Minas, 2020; ABC futebol clube, Ed. Aletria, 2015 (Infantil); Via Férrea, Ed. Cosac Naify, e Formigas, Cosac Naify, 2013 (Infantil); Ouro Preto – poemas, Ed. Scriptum, 2012. Casa, Ed. Impressões de Minas, 2020. Contato: marioalexrosa14@gmail.com 

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