Educação

Educação | Editorial


Educação
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas. Ato na Avenida Paulista (SP) contra corte na educação (2019). Via Catraca Livre.

 

Vamos investir primeiro em educação, segundo em educação, terceiro em educação. Um povo educado tem as melhores opções na vida, e é muito difícil que os corruptos mentirosos os enganem.

José “Pepe” Mujica , ex-Presidente do Uruguai.

 

Qualquer ser humano que tenha mais de dois neurônios ativos no cérebro sabe que educação é base sólida para a formação cidadã de pessoas e para o desenvolvimento do país em que habita. Mas não basta ter mais de dois neurônios ativos. É preciso amar o país, amar o seu povo, respeitá-lo 24 horas por dia, atuar para que cada um e todos tenham qualidade de vida em seu cotidiano.

Embora não pareça, Bolsonaro e seus asseclas têm mais de dois neurônios ativos nos cérebros, ainda que sejam neurônios toscos, que os fazem ser racistas, homo fóbicos, misóginos e violentos, capazes de prender, torturar, atirar para matar todos aqueles que pensam e agem de maneiras diferentes deles.

Eles não amam o Brasil, não amam e não respeitam os brasileiros em sua totalidade. “Governam” para si e para os poucos privilegiados das elites de sempre, incrustrados na política, na indústria, no comércio, na Justiça (?), nas polícias, no Exército, na imprensa. 

Por não amarem o Brasil e seu povo, estão destruindo tudo o que foi construído a favor da maioria dos brasileiros, incluída aí a Educação Pública. Um crime de lesa-pátria hediondo, por comprometer o presente e o futuro de milhões de crianças, jovens e adultos. Crime imperdoável, por atirar no lixo a esperança de filhos e pais de terem uma vida melhor.

Como forma de resistência, enfrentamento e superação desse estado calamitoso de coisas, ao completar quatro meses de existência em 24 de março, Dia Internacional do Direito à Verdade, a revista Tantas-Folhas lança este número especial sobre Educação, com artigos e entrevistas de especialistas brasileiros e estrangeiros, mulheres e homens comprometidos afirmativamente com a História, com o presente e o futuro que o Brasil e os brasileiros de todas as idades merecem ter.

É, por isso mesmo, um número especial que homenageia três educadores brasileiros respeitados em todo o mundo: Anísio Teixeira (1900-1971), Paulo Freire (1921-1997), Darcy Ribeiro (1922-1997). Eles usaram seus muitos neurônios para pensar, planejar e implantar no país uma educação pública de qualidade, que atendesse à maioria da população. 

Por meio desses três grandes brasileiros, Tantas-Folhas homenageia também professores e professoras que, em suas salas de aula, resistem às pressões e seguem a cumprir sua missão de trabalhar conhecimentos e abrir portas e janelas para o futuro de seus alunos.

Estudar é direito de todos. Educação Pública de qualidade é dever do Estado. 

Leia com atenção, divulgue, compartilhe. Precisamos virar esse jogo.

 

 

O texto é parte integrante da Revista Tantas-Folhas, edição v.2, n.2 (2021)

 


Leia mais EDUCAÇÃO em Tantas-Folhas.

Apoie o  trabalho editorial independente de Tantas-Folhas curtindo e interagindo em nossas páginas:

Tantas-Folhas no instagram

Tantas-Folhas no Facebook

Redação

Comentários